terça-feira, 23 de janeiro de 2018

GOVERNADORIA CONHEÇA O GOVERNADOR



GOVERNADORIA

CONHEÇA O GOVERNADOR



Luiz Fernando Pezão nasceu no município de Piraí, Estado do Rio de Janeiro, em 29 de março de 1955. Filho de Darcy de Souza e Ecy Reis de Souza, passou os primeiros anos de sua infância no bairro de Ribeirão das Lajes, onde a companhia de eletricidade Light operava a usina de geração de energia, empresa na qual trabalhava seu pai. Cursou o ensino fundamental e médio nas escolas públicas do Município de Piraí e formou-se em Economia e Administração de Empresas na Universidade Estácio de Sá na Cidade do Rio de Janeiro. Após a conclusão dos estudos universitários, exerceu a atividade de economista e consultor de empresas na iniciativa privada.

Pezão despertou para a militância política muito jovem, por volta dos 15 anos de idade. Elegeu-se vereador para a Câmara Municipal de Piraí em 1982, dando início à sua trajetória de homem público. Em 1996, foi eleito prefeito de Piraí, com 75% dos votos válidos. Nos períodos em que esteve à frente do Executivo, o município experimentou grande desenvolvimento e passou a ser referência como modelo de gestão municipal. Com a implantação do Piraí Digital, eficiente sistema de informação que leva acesso à internet por rede sem fio e em alta velocidade aos moradores locais, Pezão transformou a vida na cidade. O Piraí Digital caminhou bastante, recebendo vários prêmios nacionais e internacionais. Entre os prêmios estão o de “Gestão pública e cidadania – Projeto Piraí, município digital”, em 2004 das fundações Ford e Getúlio Vargas, e o Top Sevem Intelligent Communities (2005). Ainda tendo como meta a criação de postos de trabalho, principal carência da população de Piraí de então, Pezão trabalhou na criação de incentivos para a atração de empresas e, por este trabalho, recebeu o Prêmio Mário Covas concedido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos prefeitos que se destacaram como empreendedores em seus municípios.

Reeleito em 2000, Pezão ganhou da população de Piraí um sinal verde para a continuação de seu trabalho, tendo recebido 86,06% dos votos válidos. Presidente da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj) por dois períodos, teve atuação destacada como interlocutor dos interesses do interior na Assembleia Legislativa e no governo do estado. Em 2006, foi secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Eleito vice-governador ainda 2006, na chapa do governador Sérgio Cabral, exerceu também o cargo de secretário de Obras, sendo responsável pelas principais obras do governo do estado, entre elas as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos complexos do Alemão, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Rocinha, e a construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.

Em 3 de outubro de 2010, foi reeleito vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, na chapa do governador Sérgio Cabral, para o mandato 2011-2014, tendo desempenhado também a função de coordenador da Coordenadoria Executiva dos Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 04 de abril de 2014, Pezão tomou posse como governador do Estado do Rio de Janeiro com a renúncia do governador Sérgio Cabral, de acordo com a legislação eleitoral.

Em 26 de outubro de 2014, foi reeleito governador do Estado do Rio de Janeiro, para o mandato 2015-2018. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário