quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Sespa


Notícia

 

Sespa

 

Caminhada alerta para o combate ao câncer de mama

19/10/2017 16:49h
De acordo com o Ministério da Saúde a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde está a redução do risco de câncer de mama. É com esse intuito que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da coordenação estadual da Saúde Mulher, realiza neste sábado (21), às 7h, no Parque do Utinga, a 1ª Caminhada para conscientização do Câncer de Mama – com o tema #movimentooutubrorosa – que também será disseminado pelas redes sociais.
A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que foi lançada no dia 2, com o tema “O Pará unido e avançando no diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama”. O objetivo da Campanha é intensificar as informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, visando a redução da mortalidade pela doença.
“Um dos focos da campanha desse ano é trabalhar a prevenção da doença, incentivando hábitos de alimentação saudável e práticas de exercício físico. Nesse sentido faremos a primeira Caminhada alusiva ao Outubro Rosa, para estimular mulheres e homens no combate ao câncer de mama. As inscrições ainda estão abertas”, explicou Gabriela Góes, coordenadora estadual da Saúde da Mulher.
Recomendação - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Mas a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudo, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas não façam nenhuma atividade física.
Pedalada - A Sespa também está apoiando o Pedal Mulher Nota 100, um evento de ciclismo feminino, que acontecerá neste domingo (22), com trajeto de 100 quilômetros de Belém até o município de Colares, no Nordeste do Estado. A largada será às 5h da manhã do Mercado de São Brás e a chegada por volta das 12h em Colares. O evento é uma realização do grupo Pedal Delas e do Matinal Training.
A competição tem ainda o apoio de outros órgãos estaduais como Ceasa, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar assim como da Semob e de diversas empresas privadas.
“O objetivo é alertar sobre o câncer de mama e incentivar mulheres de todas as idades à prática de esporte como atitude que ajuda na prevenção de doenças como o câncer”, disse Élida Fernandes, uma das organizadoras do Pedal Mulher Nota 100. “Nós não pedalamos para acrescentar mais dias de vida, mas sim para trazer mais vida para os nossos dias”, acrescentou.
Dados - No Pará, o câncer de mama já causou a morte de 2,8 mil mulheres, entre 1996 e 2014, segundo dados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (Datasus). Apenas no Hospital Ophir Loyola, referência para o tratamento da doença no Estado, cerca de 2 mil novos casos passaram a ser tratados entre 2013 e 2016.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 57.960 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil em 2017. No Pará, a taxa de incidência estimada é de 20 casos para 100 mil habitantes. Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o câncer de mama é a segunda causa de óbito entre mulheres, ficando atrás apenas do câncer de colo do útero.
Todos juntos por essa causa - #movimentooutubrorosa
Serviço – Para participar da Caminhada é só clicar aqui. Para mais informações sobre a pedalada - 98113-4282 (Falar com Cris Freitas).
Por Carla Fischer
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PUBLICA
Endereço: Avenida João Paulo II, 602, entre travessas Vileta e Humaitá.Bairro do Marco.CEP 66.095-492 - Belém - Pará
Telefone: (91) 4006- 4298
Site: www.saude.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 4006- 4298 (91) 98116-7719
Email: ascomsespa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário