quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Herbário e Planetário



Notícia

 

Herbário e Planetário

 

Uepa terá três estandes na 8ª Feira de Ciência e Tecnologia

19/10/2017 19:59h
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoverá atividades e palestras durante a 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “A Matemática está em tudo”, a programação integra uma mobilização nacional que busca promover o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, em especial crianças e jovens. O evento ocorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro, na Estação das Docas, em Belém.
A Uepa terá três estandes no evento, sendo um institucional, sob a responsabilidade do curso de Licenciatura em Matemática; outro do  Herbário Profª Drª Marlene Freitas da Silva, e um espaço do Centro de Ciências e Planetário, demonstrando diferentes áreas da ciência que se relacionam com a matemática.
No estande institucional, o público poderá conferir oficina de origami e geometria; tabuadas no corpo; apresentação de recursos didáticos para cegos, e simulado eletrônico do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A cenografia do espaço será composta por painéis que mostram trabalhos, curiosidades e grandes pensadores desse campo científico.
Matemática e botânica - Exemplares da coleção biocultural do Herbário da Uepa estarão expostos durante a feira. Exsicatas (plantas secas e prensadas), frutos e sementes evidenciarão que é possível aprender matemática com botânica, e vice-versa. Conceitos serão demonstrados por meio de formas, padrões, simetrias e regularidades matemáticas observáveis na disposição de galhos e folhas, ramos de espécies vegetais.
O Planetário Móvel da Universidade será instalado no evento para sessões de cúpula. Com duração de cerca de 30 minutos, as exibições atenderão em torno de 30 pessoas, dependendo da faixa etária, para explorar o universo por meio de projeções. Também haverá exposição do material itinerante do Centro, com ênfase na área da Matemática, a exemplo do ábaco e figuras geométricas feitas com papel.
O evento é inteiramente gratuito e inclui também palestras e mesas-redondas. O professor Rubens Fonseca, do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI), proferirá a palestra “A matriz de referência do Enem – Ações para os professores de Matemática”, no dia 25, às 09 h.
Serviço: 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Período: 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, no Boulevard Castilhos França, s/n, no Bairro da Campina. A programação completa da Feira está disponível em www.semanact.pa.gov.br.
Por Dayane Baia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Endereço: Rua do Una, 156, Telégrafo, Belém-Pará.Cep: 66050-540
Telefone: 9132992202
Site: uepa.br
Assessoria de Comunicação 
Email: ascom@uepa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário