segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Vida Ativa

Notícia

 

Vida Ativa

 

Idoso comemora dia com programação especial

25/09/2017 13:31h
Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1° de outubro, o Conselho Estadual dos Diretos da Pessoa Idosa (CEDPI), em parceria com o projeto Vida Ativa, da Secretaria Estado de Esporte e Lazer (Seel), irá promover a Semana do Idoso no período de 23 de setembro a 1° de outubro. O evento tem objetivo de proporcionar ao grupo da terceira idade momentos de socialização, descontração e inclusão social.
A Semana do Idoso começou no sábado (23), com uma caminhada na Orla de Icoaraci. Nos outros dias, a programação segue no Shopping Pátio Belém, com apresentações artísticas de grupos de idosos, emissão de documentos e desfile de moda de idosos. Além disso, os homenageados do evento terão descontos especiais em algumas lojas do shopping. O encerramento será domingo, dia 1º, com a missa da Pastoral da Pessoa Idosa, às 16h, celebrada por D. Teodoro Mendes.
“Esta é uma oportunidade de homenagear o idoso e uma forma de integrar as entidades públicas em prol da terceira idade, com atividades de lazer e cidadania”, afirmou a titular da Seel, Renilce Nicodemos, ressaltando que valorizar os idosos é reconhecer a importância deste segmento na sociedade.
O Dia do Idoso foi estabelecido em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, e conscientizar a todos sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos.  “O evento é uma confraternização para todos nós, sair da nossa zona de conforto e se divertir. Também é uma forma de lembrar que merecemos respeito para termos uma qualidade de vida adequada”, destacou Maria de Lourdes, 57 anos, participante do projeto Vida Ativa.
O projeto Vida Ativa atende cerca de dois mil idosos, com idade a partir de 50 anos, abrindo a possibilidade de integração social e prática de lazer.
“Entrei para o projeto a convite da minha irmã. Participar ajudou muito na minha socialização e no meu equilíbrio emocional, pois tínhamos acabado de perder nossa mãe, foi uma fase muito dolorida. Eu me sentia muito só em casa e o núcleo veio suprir esse tempo vazio, já que o convívio com os outros é muito bom”, finalizou Sandra Araújo, do núcleo que funciona na Tuna Luso Brasileira.
A Semana do Idoso conta também com as parcerias das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Procon e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Confira a programação completa:
Shopping Pátio Belém – Praça da Visão (3° piso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário