segunda-feira, 25 de setembro de 2017

pará

Notícia

 

Círio 2017

 

Campanha alerta para acidentes com escalpelamento


















Integrantes da Coordenação de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciaram na manhã desta segunda-feira (25), na Feira do Acaí, o cronograma da Campanha de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento como parte das prevenções para o Círio 2017.
A mobilização acontecerá até o dia cinco de outubro, abrangendo visitas em dez locais, entre portos, escolas, terminais hidroviários e rios localizados no entorno de Belém, no sentido de orientar pelo menos 1.000 romeiros com informações para combater casos de escalpelamento, acidente causado pelo eixo exposto dos motores das embarcações que, ao enroscar e puxar os cabelos longos das meninas e mulheres, podem arrancar parte ou todo o couro cabeludo, levando até à morte.
Mulheres e crianças são as maiores vítimas e geralmente ficam graves sequelas físicas e psicológicas. Grande parte das vítimas é oriunda de 42 municípios localizados entre o Arquipélago do Marajó e o oeste paraense.  O balanço dessas ocorrências mostra a eficácia do trabalho que vem sendo feito: de 1982 até dezembro de 2014 foram registrados 409 casos de escalpelamento, contra 11 em 2015, seis em 2016 e um caso registrado em Portel, em agosto deste ano.
A maior parte dessas vítimas é de ribeirinhos, que têm no barco seu principal meio de transporte. O trabalho consiste na orientação aos ribeirinhos, principalmente os romeiros que participarão dos festejos do Círio de Nazaré, acerca das medidas preventivas dos acidentes de motor com escalpelamento. “As orientações são para hábitos que podem salvar vidas, como fazer um 'pitozinho' no cabelo, usando de uma linguagem que o povo compreenda de imediato”, explica Socorro Silva, coordenadora de Mobilização Social da Sespa.
No campo preventivo, a Sespa vem se empenhando em combater o escalpelamento, sobretudo a partir de 2008, quando foi criada a Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento, que já promoveu, entre outras atividades, a ação de cobertura de carenagens, feita pelos militares da Capitania dos Portos, responsável pelas ações de segurança naval nos rios do Pará, das quais destaca-se a colocação de proteção no eixo do motor, procedimento feito em parceria com a Sespa e que desde 2009, por meio de lei federal, tornou-se obrigatório. Desde então, mais de três mil embarcações receberam proteção nos eixos. A instalação não tem custo para o dono da embarcação, porque é patrocinada por empresas privadas.
Tanto na capital como no interior as informações preventivas são reforçadas em outras vésperas de datas especiais, como Carnaval, férias escolares de julho e Natal. Na oportunidade, também são divulgadas informações sobre o atendimento às vítimas, que hoje é oferecido pelo Programa de Atenção Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), realizado na Santa Casa, em Belém, e sobre o acesso ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), um benefício fornecido pelos municípios aos pacientes que precisam cuidar das sequelas fora da cidade de origem.
A Campanha de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento Círio 2017 é uma realização da Sespa, por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dpais), em parceria com a Comissão de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento (CEEAE), composta pela Secretaria e por mais oito órgãos e entidades envolvidas.
Cronograma das ações
26/09 (terça): Porto do Açaí, no Jurunas, a partir das 7 horas, com sequência no Porto Santa Efigênia, na Cidade Velha, em Belém.
27/09 (quarta): Porto do Arapari, na Cidade Velha, a partir das 7 horas, com sequência no Terminal Hidroviário de Belém, na avenida Castilho França.
28/09 (quinta): Escola e Associação de pescadores Ilha do Maracujá, próximo ao município do Acará, a partir das 6 horas.
29/09 (sexta): Encontro com barqueiros e com pais e alunos residentes na ilha Trambioca, próximo a Barcarena, a partir das 10 horas.
02/10 (segunda): Abordagem no Terminal Aquaviário de Mosqueiro e no furo das Marinhas, a partir das 8 horas.
03/10 (terça): Porto do Acaí e Porto São Benedito, ambos no Jurunas, em Belém, durante a manhã e tarde, sem previsão de horário.
04/10 (quarta): Abordagem na Ilha das Onças, com barqueiros e população em geral, a partir das 7 horas.
05/10 (quinta): Ilha do Abacatal, com barqueiros e população em geral, a partir das 7 horas.
Por Mozart Lira

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PUBLICA
Endereço: Avenida João Paulo II, 602, entre travessas Vileta e Humaitá.Bairro do Marco.CEP 66.095-492 - Belém - Pará
Telefone: (91) 4006- 4298
Site: www.saude.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 4006- 4298 (91) 98116-7719
Email: ascomsespa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário