sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Fafé

Café: Aumenta compra de máquinas em MG após quadrilha especializada em roubos ser descoberta


A compra de máquinas de beneficiamento de café aumentou até 20% no Sul de Minas Gerais nos últimos meses, de acordo com a empresa líder em equipamentos desse tipo no setor. Esse resultado acontece logo depois que a Polícia Civil do estado prendeu onze caminhões que seriam usados por uma quadrilha especializada em roubos de café.
Os produtores mineiros contratavam prestadores de serviço que faziam o beneficiamento do grão após a colheita da safra. O preço pago para o trabalho era baixo. Eles só não sabiam que as máquinas levadas às fazendas tinham um fundo falso que armazenava parte do café que era beneficiado. À noite, a quadrilha levava os equipamentos embora para descarregar.
Criminosos adulteravam máquinas de lavagem de café para furtar os grãos (Foto: Reprodução EPTV)
Máquinas apreendidas pela Polícia no início de agosto - Foto: Reprodução/EPTV
Ainda não se sabe ao certo quantos produtores foram vítimas da quadrilha.João Batista da Silva Serra, cafeicultor de Boa Esperança (MG), contratou esses equipamentos nas últimas sete safras e acumula um prejuízo de R$ 200 mil. "Nós nunca desconfiamos de nada. O preço pago era baixo, cerca de R$ 7 por saca beneficiada. Mas levando em conta todos esses anos, tive um prejuízo que daria para ter comprado até quatro máquinas", afirma. Serra adquiriu equipamento próprio após a descoberta do caso.
Desde a descoberta do caso pela Polícia do estado – no início do mês de agosto – o interesse por máquinas de beneficiamento disparou no Sul de Minas, tanto na versão estacionária quanto na ambulante. Um salto de mais de 20% nos últimos meses, segundo Fábio Raimundo, gerente comercial da Pinhalense, empresa líder em equipamentos para a cultura do café.
"Os produtores perceberam que, no fim das contas, o equipamento comprado compensava mais do que anos de perdas com o trabalho terceirizado", pondera Raimundo. Ele destaca ainda que existem linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que acabam facilitando a compra de máquinas.
"Hoje uma máquina de 1200@ ou 30 sacas por hora de produção em uma safra que será beneficiada 6000 sacas se paga no próprio ano", ressalta Raimundo.
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário