segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Baião pará

Notícia

 

Baião

 

Emater ajuda agricultores vinculados ao Bolsa Família a gerar renda



A partir de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio do Projeto Fomento Rural, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Baião, nordeste do estado, está ajudando 75 famílias que se encontram abaixo da linha da pobreza, todas beneficiárias do Bolsa Família, a diversificar a produção a fim de garantir mais trabalho, geração de renda e qualidade de vida.
Os agricultores, que moram às margens do rio Tocantins, são das comunidades Calados, Cardoso, Maracanã, Santo Antônio e Santa Fé. As atividades tradicionais são o cultivo de mandioca e a produção das farinhas de mandioca e tapioca. Pelo projeto, cada família receberá R$ 2,4 mil, a fundo perdido, para aplicar em uma atividade de sua própria escolha, respaldada por um projeto técnico da Emater.
“Não há imposição. Fazemos um diagnóstico socioeconômico e produtivo de cada propriedade e a família indica o que lhe é de interesse. Avaliamos a viabilidade e elaboramos um projeto, que será acompanhado por dois anos”, resume o chefe do escritório local da Emater, o técnico em Agropecuária e Gestão Ambiental, Ronnaldy Aislan dos Reis.
As atividades mais indicadas têm sido a criação de galinha caipira, construção de casa de farinha e compra de kits de pesca artesanal. Depois da fase de diagnóstico e emissão de declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/Daps), prevista para findar em novembro, os projetos começarão a ser executados e acompanhados.
Por Aline Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário