segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Africanidades

Notícia

 

Africanidades

 

Escola no Tenoné recebe projeto contemplado no Programa Seiva

25/09/2017 15:55h
A Escola Estadual de Ensino Fundamental XV de Novembro recebe a partir desta segunda-feira (25) o projeto “Africanidades em movimento, ritmos e corporeidade", contemplado no Prêmio Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará por meio do programa Seiva 2017.
Elaborado com o objetivo de valorizar a cultura africana presente na sociedade por meio da música, ritmos e dança, o projeto vai levar diversas atividades para os alunos da escola XV de Novembro, localizada no bairro do Tenoné, em Belém.
De acordo com o responsável pelo projeto, Emanuell Souza, as atividades iniciam às 17h30, com a roda de conversa “Tradição Cultural Afro-Brasileira”. De 25 a 30 de setembro, o público poderá participar das oficinas “Performance Negra”, ministrada de 9h as 12h, e “Ritmos Afro Amazônicos”, de 14h30 às 17h30.
A programação segue com rodas de conversas, workshops de turbantes e, no dia 30, culmina com a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas na escola. O encerramento ficará por conta do coletivo cultural Afoxé Ita Lemi Sinavuru, que é uma ação sociocultural da AFAIA - Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iya Omi Àsé Ofa Kare.
“Ao fim das atividades teremos, além da apresentação dos resultados das oficinas, um desfile de turbantes, show do Afoxe Ita Lemi Sinavuru e degustação da culinária afro-brasileira”, antecipa Emaunell Souza.
Projeto
O projeto surgiu pela necessidade de ações efetivas que auxiliem a afirmação da comunidade afro-brasileira e serve também como base de apoio para a lei 10.639/2003 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
Emanuell Souza informa que a AFAIA trabalha com projetos voltados à comunidade afro-paraense, principalmente com temas voltados à mulher negra e as africanidades em movimento. "A ação surgiu justamente com esse mote, atuando na defesa das comunidades tradicionais que sofrem ataques racistas e xenofóbicos em todo o Brasil, com a missão de desfazer essa imagem errônea que fazem de todos nós”.
Serviço:
bertura do projeto “Africanidades em movimento”, ritmos e corporeidade.
Local: Escola Estadual XV de Novembro - Avenida Augusto Montenegro, bairro do Tenoné.
Data: de 25 a 30 de setembro
Abertura: 17h30
(Colaboração: Rejane Nascimento)
Por Andreza Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário