quarta-feira, 23 de agosto de 2017

TURISMO PARÁ

Notícia

 

Turismo

 

Setur sensibiliza empreendedores para cadastro no MTur
















O Cadastur, sistema de cadastro e legalização de empreendimentos turísticos do Ministério do Turismo (MTur), tem ampliado continuamente o número de empresários formalizados. No Pará, cabe a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) cadastrar as empresas dos meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Nesta quinta-feira (24), as ações de sensibilização com a cartilha orientativa do Cadastur iniciam no polo Tapajós, com entrega da cartilha orientativa, no município de Monte Alegre, até o próximo dia 27. Já nos dias 28 e 29, ocorre no município de Alenquer, dia 30 em Santarém, e de 31 de agosto a 3 de setembro em Oriximiná. E por fim, nos dias 4 e 5 de setembro em Óbidos.
A ação de sensibilização dos empreendedores contribui para renovação de cadastro e orientação a respeito da legislação do Cadastur, bem como incentiva os empreendedores para formalização das empresas. No caso do Pará, a formalização é fundamental para o fortalecimento das rotas turísticas trabalhadas pela Setur, como por exemplo, a Rota do “Peixe da Esquina”, na região do Tapajós.
Desde 2006, o Cadastur realiza ações nos 144 municípios paraenses com o objetivo de formalizar as empresas locais e garantir facilidades nos destinos buscados pelos turistas. “A Setur investe pesadamente na formalização, pois o empresário traz credibilidade para o turismo. O turista precisa se sentir seguro em suas escolhas de viagem”, afirma a diretora de Políticas em Turismo da Setur, Fátima Gonçalves. “A Setur avança com a formalização e o cadastro dos empreendimentos turísticos. A ideia é melhorar as rotas turísticas”, completa.
Em 2017, a Setur já fez visita técnica nos municípios de Augusto Corrêa, Bragança e Capanema, cidades do polo Amazônia Atlântica, para sensibilizar os prestadores de serviços a aderir ao cadastramento. O resultado da ação foi a entrega dos certificados para o empresariado destes municípios.
O cadastramento no MTur, nos últimos anos, tem crescido com as ações de sensibilização realizadas pela Setur no Estado. Até hoje, já foram certificados 184 equipamentos de hospedagem, 251 agências de turismo, 84 transportadoras de turismo, 44 organizadoras de eventos, 1 parque temático e 84 guias de turismo no Pará.
Serviço - A cartilha traz dicas de como se formalizar e informa como funciona o serviço do Cadastur. A cartilha é separada por tópicos para facilitar o entendimento do leitor. O cadastro pode ser realizado por meio do site http://cadastur.turismo.gov.br/cadastur/index.action, ou presencialmente na Setur, na avenida Gentil Bittencourt, n°43, Batista Campos. Para obter a realização do registro, o candidato deve preencher o formulário de atividade e o termo de responsabilidade com a cota do CNPJ. Os empreendedores dos municípios podem enviar as cópias dos documentos pelo e-mail regionalpara@setur.pa.gov.br para formalização do cadastro, que tem validade de dois anos.
* Com a colaboração de Fernanda Cortez
Por Israel Pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário