sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS

Desejo de ser pai

Infertilidade masculina não deve ser confundida com falta de potência sexual, alertam especialistas



Resultado de imagem para DESEJO DE SER PAI
Cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal são atribuídos ao homem FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET

O Dia dos Pais pode ser um motivo de aflição para muitos homens que não conseguem ter filhos. A infertilidade masculina ainda é encarada como um tabu para a maioria dos homens, que a confundem com falta de virilidade ou de potência sexual. Os especialistas em Reprodução Humana conscientizam a população que a infertilidade masculina está relacionada a problemas na qualidade e quantidade dos espermatozoides, não devendo ser confundida com disfunções sexuais.

De acordo com a Academia Americana de Medicina Reprodutiva, a infertilidade conjugal é caracterizada como a situação em que um casal, após um ano de tentativa, tendo vida sexual ativa e sem usar medidas anticoncepcionais, não consegue obter uma gravidez. "Cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% dos casos o problema é resultado de uma combinação de fatores  em ambos os parceiros", explica o  médico Vinicius Medina Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor do Instituto Verhum.

Infelizmente muitos homens ainda associam, equivocadamente, a infertilidade à falta de virilidade ou de potência sexual; mas a infertilidade é causada por deficiências na qualidade ou quantidade dos espermatozoides", esclarece o andrologista Eduardo Pimentel, que integra a equipe médica do Instituto Verhum. 

Principais causas

Embora uma das causas mais comuns da infertilidade nos homens seja a varicocele, doença que acomete os vasos testiculares, os hábitos de vida e os fatores ambientais são também grandes responsáveis pela saúde reprodutiva. O tabagismo é um vilão apontado pelos especialistas.

O uso regular de álcool e drogas é um dos fatores que pode comprometer a fertilidade do homem. Consumidas cada vez mais precocemente, essas substâncias podem gerar alterações hormonais que afetam a qualidade e a quantidade dos espermatozoides. “Muitas pessoas acreditam que há uma influência apenas nos casos de drogas pesadas, como a cocaína e ecstasy, o que é um erro. As drogas lícitas, como o álcool; e consideradas naturais, como a maconha, também podem afetar a capacidade reprodutiva do homem”, esclarece Eduardo Pimentel. Os anabolizantes também podem afetar a fertilidade. Além de provocar a queda da testosterona com consequente diminuição da produção de sêmen, o uso frequente de anabolizantes por jovens que frequentam academias em busca de aumentar a massa muscular pode causar disfunção erétil e atrofia dos testículos.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) podem causar danos sérios no aparelho reprodutor e são causas frequentes de infertilidade. A exposição a fatores ambientais (poluição, agentes químicos, solventes, pesticidas e alguns metais pesados) também é prejudicial à fertilidade.

Ter uma alimentação saudável, manter o peso adequado, não fumar, beber com moderação, praticar atividade física regular, controlar o estresse e dormir bem são hábitos que ajudam a preservar a fertilidade masculina.


Sobre o Instituto Verhum


Referência nacional na área de Reprodução Assistida, o Instituto é dirigido pelos médicos Jean Pierre Barguil Brasileiro e Vinicius Medina Lopes. Para garantir atendimento integral aos casais inférteis, o serviço conta com uma equipe médica altamente qualificada nas especialidades de reprodução assistida, andrologia, ginecologia geral e obstetrícia, genética, ginecologia oncológica,  psicologia, ultrassonografia e endoscopia ginecológica. Desde sua fundação, há 11 anos, o Instituto já tem registrado centenas de bebês nascidos através de procedimentos de reprodução assistida, como a inseminação e a fertilização in vitro.


Com sede localizada no Lago Sul, em Brasília, o Instituto Verhum  tem unidades de atendimento também na Asa Norte e Asa Sul e aposta no atendimento humanizado através de um ambiente acolhedor e uma equipe multidisciplinar atenta a todos os detalhes, para transmitir confiança, segurança e discrição. O serviço investe no que existe de mais atual e seguro nos tratamentos de reprodução humana, com equipamentos de última geração, aliando os conceitos de modernidade e inovação.




Carol Campos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário