sábado, 17 de junho de 2017

MUNDO

Marinheiros americanos seguem 

desaparecidos após choque de 

destróier com cargueiro


Resultado de imagem para O choque entre o USS Fitzgerald e o mercante ACX Crystal ocorreu quando o destróier navegava 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka
O choque entre o USS Fitzgerald e o mercante ACX Crystal ocorreu quando o destróier navegava 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka Foto: Divulgação

A Guarda Costeira japonesa procurava neste sábado os sete marinheiros americanos desaparecidos depois da colisão entre um destróier da marinha dos Estados Unidos e um navio mercante filipino.

O choque entre o USS Fitzgerald e o mercante ACX Crystal ocorreu às 02H30 local (14H30 de sexta, horário de Brasília), quando o destróier navegava 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka, informou a Frota do Pacífico.

Aviões, helicópteros e barcos revistavam a zona do Pacífico, no litoral japonês, em busca dos desaparecidos.

"Sete marinheiros seguem desaparecidos", anunciou a Marinha de Guerra americana em um comunicado.

Vários tripulantes do destróier ficaram feridos, entre eles o capitão Bryce Benson.

Nenhum dos 20 membros da tripulação do cargueiro ficou ferido.

O tráfico marítimo é muito intenso nessa região próxma dos grandes portos de Yokohoma e Tóquio.

"No passado, houve acidentes", declarou o porta-voz da Guarda Costeira, Yutaka Saito.

Um vídeo da NHK News mostra o casco do Fitzgerald a boreste, logo à frente da ponte, severamente danificado, e segundo a CNN o navio fazia água.

"O USS Fitzgerald teve o casco danificado a boreste acima e abaixo da linha d'água", precisou um comunicado da Frota do Pacífico.

O destróier segue funcionando com suas próprias máquinas, "mas sua propulsão é limitada".

O navio de 154 metros está baseado em Yokosuka, ao sul de Yokohama e Tóquio, e opera no Pacífico.

O ACX Crystal é um porta-contêineres de 222 metros da gigante japonesa NYK Line, e seguia para Tóquio no momento do acidente.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas a NHK disse que o cargueiro realizou uma manobra brusca no momento em que ocorreu a colisão, o que foi desmentido por seu capitão.

A Guarda Costeira japonesa já iniciou as investigações da causa da colisão.

O "USS Fitzgerald" sofreu muitos danos, segundo a Frota do Pacífico, e foi lentamente rebocado para Yokosuka, na baía de Tóquio.

"Apesar de estar de volta em Yokosuka, não sabemos ainda quanto tempo será preciso para ter acesso aos diferentes espaços e continuar metodicamente a busca dos desaparecidos", explicou a Sétima Frota em um comunicado, que acrescenta que homens-rãs começaram a inspecionar imediatamente os danos e elaborar um plano de reparos e averiguação de várias partes do barco.

"Pensamentos e orações para os marinheiros do 'USS Fitzgerald' e suas famílias. Obrigado a nossos aliados japoneses por sua ajuda", escreveu o presidente Donald Trump no Twitter.

Já o cargueiro apresentou danos leves, segundo imagens da tv japonesa.
 

Fonte: Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário