quarta-feira, 24 de maio de 2017

TECNOLOGIA

Celulares brasileiros estão entre os mais atacados por vírus no mundo


Resultado de imagem para CELULAR HACKEADO

Numa listagem de 10 países mais atacados por vírus para celular, o Brasil aparece no oitavo lugar. O estado mais afetado pelas infecções de malware para dispositivos móveis é São Paulo seguido pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Bahia. Os dados são da empresa russa de segurança digital Kaspersky, que identificou nada menos 1,333 milhão ataques de vírus em celulares no mundo somente entre janeiro e março deste ano.
— Os celulares são dispositivos cada vez mais visados pelos criminosos. É preciso estar atento par anão contrair nenhum vírus. As infeccções ocorrem principalmente por meio do download de aplicativos não oficiais, que trazem com ele o malware — disse Fábio Assolini, analista da Kaspersky.


Os dez países mais atacados são, nesta ordem: Rússia, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Ucrânia, Indonésia, Irã, Brasil, Inglaterra e Itália.
O tipo de vírus que afeta os celulares brasileiros são chamados os Adware. Ao se instalar no dispositivo, ele passa a apresentar o maior número de propagandas possíveis ao usuário. O criminoso ganha por cada clique que conseguir arrancar do dono do celular na propaganda. Como, em geral, a propaganda cobre toda a tela, o usário acaba clicando na tentativa de fechá-la.
Outro tipo de Adware muito comum no Brasil, segundo Assolini, cadastra subterraneamente o dono do celular em serviços que descontam valores semanalmente de seus créditos de celular.
— Esse tipo de vírus se contrai na instalação de um aplicativo. Vou dar um exemplo: quero instalar um joguinho de paciência. Procuro o arquivo na loja do Android, instalo e, junto com ele, vem o bichinho, o código malicioso, que vai colocar o Adware no meu dispositivo. A infeccção acontece sempre a partir de um download — detalhou Assolini.

Nos países desenvolvidos, que têm uma base de celulares mais modernos que os brasileiros além de usuários com maior poder aquisitivo, os tipos de malware que mais invadem os aparelhos são ainda piores, conta Assolini. Há os que possibilitam, por exemplo, a invasão dos aplicativos bancários, para a obtenção de senhas e manipulação de saldo, ou também facilitar a clonagem de cartões de crédito.
COMO EVITAR
Para evitar que o celular seja contaminado por este ou outro tipo de malware, as dicas são parecidas com as dadas para manter a segurança de um computador. A primeira barreira que se deve criar é ter um antivírus. A diferença é que para a proteção do celular, existe uma série de antivírus confiáveis gratuitos, alerta Assolini.
Em segundo lugar, o analsita da Kaspersky recomenda que só sejam instalados aplicativos da loja oficial do celular.
— Ainda assim, não é garantido. No caso da loja dos Androids, que é a Google Play, ainda verificamos muitos aplicativos que vêm acompanhados de vírus. No caso da Apple Store é bem raro encontrar os malwares — diz Assolini.
A terceira dica é não fazer o chamado “root” do aparelho. O procedimento consiste em quebrar a segurança do celular para conseguir instalar aplicativos piratas. Em quarto lugar Assolini recomenda cuidado com o uso de redes WiFi públicas, nas quais um usuário mal intencionado pode direcionar ou capturar o seu tráfego, fazendo a invasão do aparelho.
— E, por último, a recomendação é manter o dispositivo sempre atualizado.
Países mais afetados
1) Rússia
2) Índia
3) Alemanha
4) EUA
5) Ucrânia
6) Indonésia
7) Irã
8) Brasil
9) Inglaterra
10) Itália
Estados brasileiros mais atacados
1) São Paulo
2) Rio de Janeiro
3) Minas Gerais
4) Ceará
5) Bahia
6) Paraná
7) Pernambuco
8) Distrito Federal
9) Pará
10) Rio Grande do Sul

Fonte:O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário